A importância da tecnologia para a educação

Em uma economia globalizada com alto grau de competição entre países, o sucesso de uma nação depende do nível educacional de sua força de trabalho.

Isto é verdade não só para aqueles que acabam de entrar ou já estão integrados no mercado de trabalho, mas também para os desempregados, que podem não ter as qualificações exigidas pelas crescentes exigências de uma economia do conhecimento.

Os governos devem trabalhar para assegurar que todos os cidadãos recebam o treinamento tecnológico e experiência necessários para participar da economia global tcc, monografias, monografias prontas, dissertação de mestrado e tese de doutorado.

Os currículos escolares tradicionais tendem a priorizar o acúmulo de conhecimento sobre a aplicação do conhecimento, e muitos sistemas escolares não conseguem treinar adequadamente os alunos em cidadania digital e alfabetização.

A reforma da educação é essencial para fornecer aos alunos o que é comumente chamado de habilidades do século XXI – aquelas competências e valores necessários para se tornarem cidadãos responsáveis ​​em uma sociedade de aprendizagem e sustentar a empregabilidade ao longo da vida em uma economia do conhecimento tcc, monografias, monografias prontas, dissertação de mestrado e tese de doutorado.

No nível administrativo, a tecnologia pode tornar os sistemas educacionais mais eficientes, ajudando professores e administradores a simplificar as tarefas de rotina e melhorar a avaliação e a coleta de dados. Na sala de aula, a tecnologia pode ser um poderoso catalisador para a mudança pedagógica, pois os alunos usam a tecnologia para assumir um papel mais ativo na personalização de sua própria educação, e os professores assumem novos papéis como facilitadores do conhecimento, em vez de transmissores de conhecimento.

A tecnologia também tem o potencial de transformar a educação ampliando o espaço de aprendizagem para além das quatro paredes de uma sala de aula. Embora as escolas físicas continuem a desempenhar um papel de liderança na educação nas próximas décadas, a tecnologia oferece uma variedade de oportunidades de aprendizagem além dos limites físicos da escola tcc, monografias, monografias prontas, dissertação de mestrado e tese de doutorado. Com o atual crescimento acelerado em dispositivos móveis, já estamos presenciando o surgimento de ambientes de aprendizagem abertos e flexíveis que permitem o aprendizado contextual, em tempo real, interativo e personalizado.

Novas tecnologias e ferramentas de comunicação, possibilitadas por uma rede participativa e colaborativa (web 2.0), têm gradualmente reduzido as fronteiras entre a educação formal e não-formal, com muito aprendizado acontecendo agora fora das salas de aula tradicionais.

A aprendizagem à distância, o trabalho cooperativo em ambientes virtuais, as comunidades de aprendizagem online e o acesso a vastos recursos e bases de dados são apenas algumas das possibilidades que a tecnologia pode oferecer para melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem em todo o mundo tcc, monografias, monografias prontas, dissertação de mestrado e tese de doutorado.

Finalmente, com essa nova flexibilidade, surgem maiores oportunidades de acesso educacional.

As tecnologias da informação e comunicação (TICs) em geral, e a banda larga em particular, têm o potencial de criar ambientes altamente versáteis de educação e treinamento que podem fornecer acesso igual aos alunos, independentemente do gênero, localização geográfica, origem socioeconômica ou étnica, doença ou deficiência. ou qualquer outra circunstância que normalmente impediria a oferta de educação de alta qualidade tcc, monografias, monografias prontas, dissertação de mestrado e tese de doutorado.

Até o final de 2011, quase 2,3 bilhões de pessoas estavam usando a Internet, sugerindo que cerca de um terço da população mundial está agora on-line.

Embora a tendência mundial seja para o acesso universal à tecnologia, particularmente a internet, ainda existem muitas áreas onde o acesso à Internet é inexistente ou extremamente limitado.

Nos últimos 30 anos, governos de todo o mundo fizeram esforços importantes para apoiar a adoção de tecnologia nas escolas tcc, monografias, monografias prontas, dissertação de mestrado e tese de doutorado. Tipicamente, as políticas de tecnologia escolar pedem a aquisição de equipamentos e redes, a oferta de programas de treinamento de professores e esquemas de apoio a professores e, mais recentemente, o desenvolvimento de conteúdo digital, seja por instituições públicas, pelo setor privado ou pelos próprios professores.

No entanto, está claro que os países mais desenvolvidos e de renda média fizeram investimentos significativos em TICs na educação nos últimos anos. Em contraste, o nível de investimento em TICs em educação em países de baixa renda geralmente permanece pequeno tcc, monografias, monografias prontas, dissertação de mestrado e tese de doutorado. Os desafios a serem abordados para colmatar esta lacuna incluem:

• Acessibilidade: A maioria dos países em desenvolvimento está lutando para equipar as escolas com dispositivos básicos de TIC e recursos digitais. No entanto, os telefones móveis oferecem uma solução mais acessível que utiliza dispositivos existentes para conectar professores, alunos, pais e administradores, bem como para promover a alfabetização.

• Capacidades: Os decisores políticos nacionais por vezes não têm capacidade para formular as TIC nas políticas de educação. Nos países em desenvolvimento, as capacidades técnicas e pedagógicas dos ministérios da educação para gerir e implementar as TIC nos programas de educação são frequentemente baixas tcc, monografias, monografias prontas, dissertação de mestrado e tese de doutorado.

• Inclusão: Pessoas pobres, pessoas que vivem em áreas rurais, pessoas com deficiência e outros grupos desfavorecidos geralmente recebem educação de baixa qualidade, apesar de terem necessidades educacionais especiais. O desafio é garantir que a introdução das TIC favoreça a educação inclusiva e reduza as desigualdades.

• Conteúdo: a integração das TICs enriquece o processo de desenvolvimento e disseminação de conteúdo educacional ao disponibilizar muito mais conteúdo e modelos de ensino para alunos e educadores tcc, monografias, monografias prontas, dissertação de mestrado e tese de doutorado. Os recursos educacionais abertos (OERs) possuem um potencial significativo para acelerar o acesso gratuito ao conhecimento e facilitar a adaptação do conteúdo às necessidades e idiomas locais.

• Garantia de qualidade: as TIC podem ajudar a promover o aprofundamento e a criação de conhecimentos, a resolução de problemas e outras habilidades do século XXI, mas os sistemas de currículo da maioria dos países em desenvolvimento não foram devidamente reformados para abarcar esses novos resultados de aprendizagem tcc, monografias, monografias prontas, dissertação de mestrado e tese de doutorado. À medida que as reformas ocorrem, questões como a qualidade da aprendizagem baseada em TIC e a segurança das crianças on-line precisam ser abordadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.